Regras e Diretrizes
 

O SISTEMA DE FRANQUIAS 

1.       O que é Sistema de Franquia.

Definição: O sistema de Franquia se caracteriza pela união comercial de duas partes em prol do desenvolvimento de um mesmo negócio. Nesta parceria, o Franqueador concede contratualmente ao Franqueado o direito de operar um negócio utilizando sua marca, reputação e tecnologia em estrita conformação ao sistema por ele prescrito.

 

Histórico: O Franchising é um sistema que vem dominando o mundo dos negócios em países como os EUA, Japão, França, entre outros. É um modo sério e profissional de expansão de um conceito bem-sucedido. Em termos de Brasil, o Franchising, apesar da situação econômica recessiva, tem obtido boas oportunidades de crescimento, devido, principalmente, à grande extensão territorial do País, as diferenças regionais e ao grande potencial de consumo.

A crise é vista como propulsora para o estabelecimento de novos e pequenos negócios administrados por pessoas que têm espírito empreendedor e desejam abrir seu próprio negócio. O Brasil é classificado como o terceiro país do mundo no desenvolvimento de Franquias.

 

2. Objetivos com a Utilização do Sistema:

A Z2M2 Comércio de Alimentos Ltda., optou pelo sistema de Franquia como uma alternativa organizada e eficiente para a expansão de seus negócios na venda de frango no atacado, aproveitando o método eficiente do sistema e o know-how já desenvolvido nesta área até o momento.

Através desse sistema, a empresa amplia seu campo de atuação, atingindo outros mercados e mantendo ao mesmo tempo seu elevado padrão de qualidade.

O Franqueado, como proprietário de seu negócio, proporciona ao cliente toda a atenção necessária, além de gerir seu estabelecimento.

Esta dedicação e seriedade é que promove constantemente a imagem de qualidade máxima e excelência na prestação de serviços do Frango Fácil

 INSTALAÇÃO

 

1.       Escolha do Ponto e Análise do Local:

 

A escolha correta do local é de suma importância para viabilizar o sucesso da franquia Frango Fácil. Assim, caso o Franqueado possua um imóvel próprio, que não se mostre viável

para as instalações da loja, deve abandoná-lo, mesmo que isto resulte em maiores investimentos, pois o local correto é a chave do sucesso. Uma Loja ou Ponto de Venda de Frango mal localizado está destinado ao fracasso, e a reversão desta situação é complicada e custosa. O Frango Fácil pode orientar sobre a escolha da área franqueada.

O primeiro passo para a escolha do ponto é o mapeamento das regiões alternativas, o

que facilitará a visualização das diversas variáveis, como:

1.2 Alvará e documentação necessária:

É necessário, primeiramente, obter junto à Prefeitura Municipal local o “Alvará de

Licença para localização”, mesmo antes de locar o imóvel escolhido. Deve-se fazer uma

consulta na Prefeitura verificando se naquele local será concedido o citado Alvará.

 

1.3 Localização da População:

O ideal é que o Ponto de Venda se localize numa área onde haja concentração de população,

próxima ao próprio mercado em potencial. Desta forma será mais fácil atrair clientes por

meio de um trabalho dirigido de marketing nas proximidades da mesma. Recomenda-se,

também, analisar o potencial de crescimento da região, para que se possam visualizar

perspectivas futuras.

 

1.4 Concorrência:

É sabido que, no mercado de alimentos, a proximidade de concorrentes é desvantajosa, pois desconcentra a clientela. Se já houver uma venda de frango assado instalada nas proximidades, deve-se observar o número de concorrentes entre as mesmas, sendo que os pontos de vendas serão instaladas a certa distância uma do outro, sempre procurando cobrir a concorrência.

 

1.5 Facilidade de acesso:

Um fator decisivo na escolha do ponto é a facilidade de acesso, incluindo não só trafego de pessoas mas também de veículos. Um ponto de venda deve estar localizado numa área de fácil acesso, que torne prática a vida de seus clientes; caso contrário, muitos clientes preferirão outros pontos com acesso mais fácil.

 

1.6 Dimensões do Ponto de Venda (imóvel):

Recomenda-se que os pontos de venda Frango Fácil tenham condições de operar com um

mínimo de 5 metros quadrados de área construída, incluindo área de preparação, estoque, assado, sanitário e cozinha simples. Outras dimensões para o ponto de venda são 10, 15 e 20 metros quadrados de área, podendo incluir, nas maiores áreas uma loja de conveniência para venda de produtos agregados e regionais.

 

1.7 Visibilidade:

A franqueada do Frango Fácil deve ser bem visível, para chamar a atenção de um maior número de clientes potenciais.

 

2.    MONTAGEM DO PONTO DE VENDA

 

 2.1 O imóvel:

O imóvel para montagem do ponto de venda deve ser bem localizado e visível, tendo espaço para construção mínima de 05 m2 e máximo de 20 m2

 

2.2 Layout Básico:

Conforme padrão Frango Fácil, sendo definido após aprovação do local pelo Franqueador

 

2.3 Abertura da Empresa:

Caso o Franqueado não possua sócios no contrato social, a empresa será uma Firma Individual. Entretanto, em se tratando da união de dois ou mais sócios, haverá a necessidade da elaboração de um Contrato Social, contendo especificações necessárias de

porcentagem e capital inicial de cada um dos sócios.

No primeiro caso (Firma Individual), o sócio responde ilimitadamente, inclusive com seus bens pessoais. Já no segundo caso, a responsabilidade é limitada ao capital investido

(mesmo que não esteja totalmente integralizado).

 

2.4. Ramo de atividade:

A firma se caracterizará como “comércio varejista de preparo e assado de frango.

 

2.5 Contador:

A contratação de um contador de sua confiança é importante para a abertura e cuidados

contábeis permanentes.

Para escolher um bom profissional, devem-se buscar informações no comércio local, coletar referências e informações inerentes. Sugerimos que o franqueado efetue todos os pagamentos de impostos e taxas. E estes, por sua vez, devem ser preparados pelo escritório de contabilidade, assegurando, assim, o pagamento efetivo e adequado.

 

2.6 Cartão de CGC/CNPJ:

O Cartão de Cadastro Geral do Contribuinte ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é obtido junto ao órgão local do Ministério da Fazenda, podendo ser requisitado pelo contador autorizado, ou pelo próprio Franqueado. Em ambos os casos somente de posse do Contrato Social.

 

2.7 Inscrição Municipal:

Em muitas cidades há isenção de tal inscrição, e em outras, esta é obrigatória. Para obter tal informação é necessário dirigir-se à Secretaria de Finanças da Prefeitura. Caso seja, providencie, imediatamente, a inscrição da sua farmácia na Prefeitura.

 

2.8 Inscrição Estadual:

Esta deve ser obtida pelo contador responsável pelo processo de abertura da Empresa

junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Exatoria).

 

2.9 Conta Bancária de Pessoa Jurídica:

Uma conta bancária pessoa jurídica de sua franquia Frango Fácil deve ser imediatamente aberta após a assinatura do Contrato de Franquia. Recomenda-se atenção na escolha do banco, dando-se especial importância para o recebimento dos cartões de crédito, para diminuir o custo.

 

2.10 Talonário de Notas Fiscais:

Confeccionar talonário de nota fiscal em gráfica autorizada com razão social, endereço,

telefone e logomarca da Frango Fácil, que será usado quando necessário.

 

3. Marketing de Inauguração:

O Franqueador, com sua experiência orientam o franqueado na campanha de inauguração, que tem como objetivo divulgar a existência e a localização da nova revenda Frango Fácil.

A campanha conta com faixas espalhadas e panfletos distribuídos nas proximidades do

Ponto de venda e em áreas de influência primária e secundária, além de releases enviados aos órgãos de imprensa local.

A divulgação local, utilização de outdoors, jingles, coquetel de inauguração, anúncio de

jornal, dentre outras ações de marketing, são importantes no processo de abertura de uma

nova franquia Frango Fácil.

 

Maiores detalhes serão repassados pelo Franqueador por ocasião da inauguração, pois

cada região possui suas características próprias.

 

4. Estoque inicial:

Será fornecida pela Administração Central do Frango Fácil uma listagem de materiais,  insumos, e de matéria prima como sugestão para a primeira compra, devendo o franqueado analisar os produtos e efetuar a compra conforme realidade do local e porte do ponto de venda. O valor mínimo de compra de matéria prima será estipulado no contrato de franquia.

 

5. Pessoal Necessário

Para um funcionamento adequado do ponto de venda a equipe mínima de pessoas é composta por:

Preparadores que também farão as funções de Assador de Frango

Atendentes de Loja de Conveniência

Caixa

Entregador

Recomenda-se que o pessoal seja todo formalizado através de contrato de trabalho regido pela CLT, evitando futuros problemas trabalhistas. 

 

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